Tratamentos

Ortodontia



Dentes alinhados e bem posicionados são uma das chaves para a saúde oral de qualquer paciente, permitindo um sorriso bonito e harmonioso. A Ortodontia, como especialidade da Odontologia, visa o diagnóstico, prevenção e tratamento de irregularidades dentárias como dentes tortos e faciais. O correto alinhamento dentário permite uma maior estabilidade e distribuição das forças mastigatórias, diminuindo o trauma e aumentando a longevidade das estruturas circundantes, como os músculos faciais e a articulação temporo-mandibular (ATM).

Primeira Consulta - Promessas e Expectativas

Na primeira consulta é verificado se há a necessidade do uso de aparelho ou não e qual tipo de aparelho. Após essa conclusão, caso necessite, o profissional solicita uma documentação ortodôntica que o paciente irá realizar em uma clinica de imagem, clinica radiológica que realiza registos clínicos (exame clínico, modelos de estudo em gesso e fotografias), e exames radiológicos (telerradiografia e panoramica). Num segundo momento ser-lhe-á apresentado o diagnóstico, plano de tratamento e respectivo orçamento.

O que é maloclusão?

Maloclusão existe quando os dentes e ossos da arcada dentária superior não se encaixam corretamente com os da arcada dentária inferior, ou seja, é um problema de dentes mal posicionados que prejudica a mordida. A função do ortodontista é corrigir a mordida, pois esse problema pode causar desgaste nos dentes, mudar o aspecto do sorriso, causar dores musculares e, em alguns casos, até atrapalhar a fala. O tratamento pode mudar essa situação e ajudar o paciente a ter mais autoconfiança.

A maloclusão pode ser hereditária e as formas mais típicas são:

Classe I - Maxila (superior) e mandíbula (inferior) proporcionais;

Classe II - Quando a maxila cresce mais do que a mandíbula ou a mandíbula cresce menos que a maxila;

Classe III - Quando a mandíbula cresce mais do que a maxila ou a maxila cresce menos que a mandíbula.

A hereditariedade e hábitos como roer unhas, chupar dedo ou chupeta, interpor a língua aos dentes e respirar pela boca podem causar a maloclusão, sendo danosos à arcada dentária. Estes problemas podem ser corrigidos a partir dos três anos de idade e devolvem à criança em desenvolvimento a forma natural da arcada.

Aparelhos Fixos

Com o objetivo de proporcionar a melhor solução para a sua situação clínica, a Clínica DF dispõe dos mais avançados tipos de tratamentos ortodônticos e ortopédicos, inclusive aparelhos invisíveis.

Um aparelho ortodôntico fixo é constituído por brackets (pequenas peças coladas aos dentes), nos quais é encaixado um fio ou arco metálico, responsável pela aplicação de uma força sobre cada dente.

A aplicação de forças leves desencadeia um processo de diferenciação celular ao nível das estruturas ósseas que circundam o dente, conduzindo desta forma a uma movimentação dentária controlada e ao alinhamento correto dos dentes.

Brackets
Metálicos

Brackets
Cerâmicos

Tipos de Aparelhos

Os diferentes aparelhos fixos diferem entre si no desenho e imagem de cada bracket e nas distintas características mecânicas que podem apresentar. São exemplos destes aparelhos os que utilizam brackets metálicos ou cerâmicos. Como forma de fixação do arco aos brackets é utilizado um sistema de ligaduras ou elásticos.

Sequência de Tratamento

1. O tratamento ortodôntico fixo inicia-se com a colocação do aparelho. A colagem dos brackets e colocação do arco. Os brackets são colados aos dentes utilizando um material que assegura a sua fixação sem danificar o esmalte.

2. Após a colocação do aparelho seguem-se consultas de ativação, em média de 4 em 4 semanas, por um período variável em função do paciente e da técnica utilizada.

3. Durante o tratamento são em geral utilizados dispositivos acessórios, fixos ou removíveis, como é o caso dos elásticos intermaxilares que o paciente coloca e retira.

4. Quando terminado o tratamento ortodôntico os brackets são removidos juntamente com a cola e os dentes polidos de forma a remover os resíduos de cola. Nesse mesmo dia é colocado o aparelho de contenção. Esta é uma etapa comum a todos os tratamentos ortodônticos, qualquer que seja a técnica utilizada, para pacientes adultos ou em fase de crescimento.

Aparelho De Contenção

Terminado o tratamento ortodôntico, inicia-se a fase de contenção. Todos os pacientes devem utilizar algum tipo de aparelho de contenção, com o objetivo de estabilizar os resultados obtidos no final do tratamento.

A duração desta fase varia de paciente para paciente, dependendo da gravidade da maloclusão inicial, da idade e ainda dos resultados atingidos ao final do tratamento.

Existem aparelhos de contenção fixos e removíveis. As consultas de controle destes aparelhos são em média de 3 em 3 meses nos primeiro ano após retirar o aparelho fixo, passando a anuais nos anos seguintes.

Invisalign ®

O Sistema Invisalign® utiliza jogos de alinhadores sequenciais, feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo para conseguir o sorriso que você deseja.

Você pode retirar os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental. Sem fios ou metais que irritam a sua boca.

A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas e seus dentes se movem pouco a pouco. O controle de todo o processo é feito por um ortodontista credenciado, e os resultados devem aparecer entre 6 meses e 1 ano.

A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas e seus dentes se movem pouco a pouco. O controle de todo o processo é feito por um ortodontista credenciado, e os resultados devem aparecer entre 6 meses e 1 ano.

O tratamento com Invisalign® inicia-se com uma consulta com o Ortodontista para confirmar se a opção terapêutica é adequada às necessidades e estabelecer um plano de tratamento tendo em conta os objetivos finais. São realizados moldes e modelos que são digitalizados de forma a poder analisar toda a dentição através de uma imagem computadorizada em 3D.

Assim, é possível ter uma representação virtual da dentição antes, durante e depois do tratamento, permitindo antever o resultado final.

Depois de estabelecido o plano de tratamento são confeccionados os aparelhos (aligners) de forma individualizada. Cada aligner é ligeiramente diferente do anterior para, gradualmente, mover os dentes até ficarem alinhados na posição desejada.

Um tratamento completo demora geralmente entre 9 a 18 meses, dependendo de cada caso específico. Durante este período devem ser mantidas visitas periódicas com o Ortodontista.


AGENDE SUA CONSULTA Faça seu agendamento online para identificação e tratamento de seu caso!
LOCALIZAÇÃO Encontre o melhor caminho, veja endereço e mapa!

Buscando um profissional para cuidar do seu sorriso? Estamos localizados na Avenida Paulista.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO AGORA!